Formatação definitiva

Formatação definitiva

Em uma formatação definitiva o software “tritura” os dados do HD impedindo que sejam recuperados futuramente.

Você sabia que em uma formatação comum de disco os dados não são apagados por completo?
Pois é isso mesmo, explicando de forma leiga, ao formatar um disco, apenas avisamos que não queremos mais usar os arquivos da unidade, e os espaços antes utilizados por eles podem ser utilizados para novo armazenamento. Ou seja, os arquivos continuam no disco após o format e somente será impossível lê-lo após um novo arquivo tomar seu espaço.

Imagine o seguinte, um tabuleiro de xadrez onde cada quadradinho é um espaço do disco onde os arquivos são alocados, e na ultima casa tem uma foto, ao formatar, a foto continua lá até que algum arquivo seja alocado na mesma casa, mas veja, existem muitas casas num tabuleiro e pode ser que demore que aquela casa seja preenchida. Até isso acontecer é possível a recuperação dos dados. Mas é bom frisar que ao preencher uma disco o sistema não segue uma ordem de 1 a 10, ele pode armazenar na casa 1 e logo em seguida na casa 7, é aleatório!

Muitos softwares até mesmo gratuitos conseguem ler esses dados formatados, em breve falarei sobre isso em outro post.

Existem vários softwares para formatação, muitos dizem fazer, mas não faz o serviço corretamente, quer fazer uma formatação definitiva, que seja impossível a recuperação, use o Hard Drive Eraser.

Formatação definitiva é com o Hard Drive Eraser:

O Hard Drive Eraser é um programa gratuito para o Windows, a qual tem a função de apagar de forma permanente os dados contidos em discos rígidos, utiliza um avançado e seguro algoritmo para apagar o conteúdo dos volumes e partições, de modo a que, os dados não possam ser recuperados por programas de recuperação de dados. Deve-se tomar cuidado com o que se apaga, pois os arquivos são removidos por completo e não será possível recuperá-los.

Principais características:

Apaga seguramente volumes inteiros, partições, pen drive, cartão de memória, etc.

Escreve sobre os dados múltiplas vezes usando um dos quatro avançados algoritmos disponíveis, de forma a assegurar que os dados são apagados e não possam ser recuperados.

Trabalha em todos os sistemas de ficheiros (NTFS, FAT32, FAT).

Não requer instalação.

Possui o método Peter Guttman (É como se o HD fosse “zerado” 35 vezes seguidas, não sobra nada!).

Para download do software Hard Drive Eraser, e saber um pouco mais visite: www.baixaki.com.br

 

Esse eu uso e recomendo, até breve!

Veja também:

Desproteger planilhas do Excel Desproteger Planilhas do Excel Com apenas um código você poderá quebrar a senha e desproteger planilhas do Excel. Muitas vezes criamos planilhas e...
Criar papel timbrado no word (Vídeo tutorial) Criar papel timbrado (Word) Vídeo tutorial explicando passo a passo como criar papel timbrado no Microsoft Word. Não enrolei muito e usei passos s...
Esconder arquivos em imagem Esconder Arquivos em Imagens Esconder arquivos em imagem é um truque antigo, e usado por diversas pessoas que querem esconder algo do publico. Sab...